sexta-feira, 6 de maio de 2011

São em momentos a sós que analisamos tudo o que está ao nosso redor. Em um estado de espírito não muito favorável e, ainda, sozinha e viajante em meus pensamentos, foi que comecei a pensar na situação em que se encontra o nosso mundo. Quando me refiro ao "nosso mundo", quero dizer que faço menção principalmente às pessoas que nele se encontram. Certamente, não sou nenhuma hipócrita para não me inserir nesse grupo de pessoas, que fazem dos meus pensamentos cada vez mais confusos. Ao longo do meu pensamento, existem fatos que me remetem a certos questionamentos, os quais, todo mundo em algum dia de sua vida os fazem. O que mais me intriga, é pensar o porquê de estar aqui nessa vida. Outro questionamento, que não "desgruda" de mim, é o porquê da existência de tantas diferenças entre tanta gente semelhante. É à partir desses questionamentos que dou inicio a esse "desabafo". 
Como já é sabido por todos, todos os seres humanos foram feitos imagem e semelhança de Deus. Sendo assim, não deveriam todos serem bons e não almejarem o mal? Sim, todos deveriam. Mas o próprio homem está tornando aquilo que deveria ser bom e digno, em algo totalmente oposto a isso. Nesse mundo há de tudo. Há coisas ruins e coisas boas, as quais podem ser contadas nos dedos. Para cada uma coisa boa, há dez ruins. É triste pensar, mas é nisso que o nosso mundo se transformou. 
Como exemplo atual, tem-se a morte de Osama Bin Laden, um homem que comandava ações terroristas e que agora encontra-se morto, ou supostamente morto para alguns. Após ter matado e feito sofrerem pessoas inocentes, de uma nação tão grande como os Estados Unidos, o presidente do mesmo mandou matá-lo, por amor à sua nação. Dá para entender o que aconteceu, o que não dá para entender é como o ser humano pôde chegar em um estágio de ignorância tão grande, que esqueceu-se de pensar na violência que a violência gera. Isso não acontece apenas com grandes grupos de pessoas. Se pararmos para perceber, a violência está de baixo do nosso próprio nariz e, muitas vezes, nós mesmos estamos a praticando, seja com nós mesmos, com o nosso próprio amigo ou com o nosso inimigo. Até que ponto precisaremos chegar para dar uma freada brusca em tudo de ruim que fazemos e pensamos? 
Como se não fosse suficiente, não é a apenas isso que me entristece. O nosso mundo está machucado, com ferimentos graves, tanto morais quanto físicos. O nosso meio ambiente já está, praticamente, todo destruído; O respeito de um homem para com o outro, já foi perdido; Os valores morais, que todos deveriam guardar e nunca deixar serem roubados, já foram roubados e estraçalhados como se fossem absolutamente nada; As pessoas já não amam e não são felizes como deveriam, porque o dinheiro já comprou tudo isso; As famílias já não são mais unidas e fortes, porque bens materiais e a falta de tempo já se encarregou de desuni-las; Os jovens já não pensam mais em ser alguém na vida e sim em serem pessoas fúteis e "sem cérebro"; O homem já não se preocupa mais em reciclar o lixo da sua casa, porque "o mundo já está uma "merda" mesmo"; A saúde das pessoas já está indo por água a baixo, devido à estresse; As pessoas já não sonham mais com o verdadeiro amor, com uma família de verdade e com verdadeiros amigos ao seu redor, e sim com um carro novo na garagem, com o novo computador/vídeo game/celular que lançou, com tudo o que há de mais supérfluo na vida.
Existe um ensinamento que a minha avó me passou quando eu era pequena e que eu levo ao longo da minha vida: "Dessa vida, nós não levamos nada. Dinheiro não é tudo. Cuide bem da tua saúde, da tua família e do teu espírito. Sem isso, tu não serás nada e não conseguirás nada que almejas." Por tudo isso, eu reúno as minhas forças todos os dias e mesmo com tropeções nos meus pensamentos e na minha coragem, eu tento seguir o caminho dos bons. E eu sei, que se um dia eu tropeçar e não conseguir me levantar, eu sofrerei as consequências, seja nessa vida ou na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário